Programa de Educação Tutorial

     O Grupo PET/Educação integra os demais grupos de educação tutorial da UFPel desde 01/09/2007. Vinculado ao Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas, tem como tutora a professora Dr.ª Cristina Maria Rosa (gestão 2016-2019). Composto atualmente por doze bolsistas (estudantes da Licenciatura em Pedagogia da FaE/UFPel), prima por atitudes a partir de três bases: o ensino, a pesquisa e a extensão.
   Com dez horas semanais para orientação dos estudantes, a tutoria exige um planejamento anual e a prestação de contas através de um relatório por escrito contendo as atividades de ensino, pesquisa e extensão propostas e realizadas.
  Como pressuposto, a qualificação dos estudantes nos três campos, o que se expressa na orientação ao exercício da pesquisa (todas as estudantes devem se vincular a algum pesquisador), a proposição e execução de cursos formadores para os demais estudantes e a realização de atividades de Extensão. Em 2017, o foco é a “Leitura Literária na Escola”.
  Grupos de estudos, com o intuito de qualificar as estudantes para o trabalho pedagógico na escola, aprendizado de línguas estrangeiras, elaboração de um informativo, viagens de estudos para a ampliação do universo cultural e artístico das futuras professoras e democracia nas relações de estudo são diferenciais do PET/Educação.

O que é o programa?
O Programa de Educação Tutorial (PET) propicia atividades acadêmicas que integram Ensino, Pesquisa e Extensão. Nele, estudantes de graduação, orientados por um tutor, realizam atividades extracurriculares que complementam a formação acadêmica. Financiado pelo MEC, existe no Brasil desde 1979. O PET conta com 779 grupos distribuídos entre 114 Instituições de Ensino Superior em diferentes regiões do país.
Na UFPel, o PET Educação existe desde setembro de 2009 e, atualmente, é tutoriado pela Drª Cristina Maria Rosa (Gestão 2016-2019). Na imagem ao lado, o grupo em uma das atividades (INTERPET ocorrido no Auditório do Centro de Artes) na manhã de sábado, 27/08/2016.