Palavra da Tutora: as Atividades previstas para 2017

Nesta semana (21-28/05/2017) recebemos a primeira avaliação de nosso planejamento PET Educação para o ano de 2017. Oriunda da comissão estabelecida pelo CLAAPET - Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos Grupos PET da UFPel - nele constam todas as atividades que já desenvolvemos e ainda vamos desenvolver.
Ao ler o Planejamento, percebe-se a consonância com o que prometi em meu Memorial e Plano de Trabalho quando da defesa de projeto para a Tutoria, em julho de 2016. Tendo como foco a formação do leitor, em linhas gerais, planejei intervir em três linhas que são:

1.           Pesquisa: Elaborar, aprovar e desenvolver uma ampla pesquisa que tenha como tema central os processos de formação do leitor estudante da Licenciatura em Pedagogia e assim definir o Perfil leitor do estudante de Pedagogia FaE/UFPel. Questões como “O que leu na infância? Quem foram seus autores/títulos e gêneros prediletos? O que lê atualmente? Quais seus procedimentos de leitura? Quais seus autores prediletos? Quais as obras que mais admira?” são algumas das que integrarão os procedimentos metodológicos. O intuito é traçar um perfil do estudante – futuro professor – uma vez que a licenciatura tem como produto a formação de professores prioritariamente para os anos iniciais do Ensino Fundamental e, nele, a formação do leitor como tema preponderante. Com a proposição pretendo conhecer e dar a conhecer a leitura e suas práticas, entre os estudantes de Pedagogia.

2.           Extensão: Proponho o uso, integral e frequente da Sala de Leitura Erico Verissimo, espaço criado em 2015[20]. A partir dela, desenvolver micropolíticas de leitura literária, uma delas as visitas técnicas de professores e bibliotecários. Além disso, ampliar a assessoria a escolas públicas através da instalação de Bibliotecas escolares, aos moldes do que vem sendo realizado desde abril de 2016.


3.           Ensino: Como alargamento da proposta, cabe, ainda, disseminar ensinamentos concernentes à leitura e suas qualidades, através de eventos a partir do acervo múltiplo e rico que já existe na Sala de Leitura Erico Verissimo. Assim, proponho uma série de eventos como: 3º Curso Mediadores em Leitura Literária, 2º Marcadores de Livros: Curso de Confecção; 5º Sarau Literário no Mercado Central; 4ª Visita guiada ao centro histórico com parada especial na Biblioteca Pública Pelotense; 7ª Aula na Livraria; 3ª Visita ao Sebo de “Seu” Ramão; Visita guiada à feira do Livro de Pelotas e Viagem de estudos à Feira do Livro de Porto Alegre.

Cristina Maria Rosa
Pedagoga/Doutora em Educação
Docente Associada III na FaE/UFPel
Tutora PET Educação 2016-2019

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário