Tamires Lacerda Machado, do PET Educação, recebe prêmio no Salão da UCPel.

Integrando o PET Educação como bolsista e realizando pesquisa no campo da leitura literária, a estudante formanda da Licenciatura em Pedagogia, Tamires Lacerda Machado recebeu, na tarde de sexta-feira, dia 28 de outubro de 2016 o Prêmio Jovem Pesquisador no Salão Universitário da Universidade Católica de Pelotas.
A cerimônia de entrega dos prêmios - certificado e cheque-presente  da Livraria Vanguarda - ocorreu no Saguão do Campus I da UCPel,  às 18 horas. Sob orientação da Drª. Cristina Maria Rosa, o trabalho apresentado pela pesquisadora no dia anterior, quinta-feira, foi desenvolvido em 2016 e foi intitulado Encontro com a poesia: com a palavra, professoras.
A pesquisa teve como foco identificar conhecimentos prévios de professores que integraram um curso de formação ocorrido em 2016, todo ele online. Resultado de uma interessante e bem sucedida parceria entre o GELL - Grupo de Estudos em Leitura Literária e o poeta Luis Camargo, a questão que orientou a pesquisa foi: O que é poesia para as professoras participantes do curso? A seguir, o resumo do trabalho premiado enviado ao Salão da UCPel:


Encontro com a poesia: com a palavra, professoras.
Resumo: No trabalho apresento resultados parciais de uma pesquisa envolvendo professoras que frequentam um curso de formação online. Iniciado dia 18 de abril de 2016, os temas tratados foram: Encontro com a poesia; A música das palavras; Imagens que os versos sugerem; O jogo com o significado das palavras; Quem fala?; Alguns tipos de poema; Gêneros híbridos, A poesia infantil no Brasil e Como planejar, realizar, registrar e avaliar uma unidade de leitura sobre poesia.
Um dos gêneros do discurso literário ofertado às crianças na escola, a poesia é “luta amorosa com as palavras”, de acordo com Mario Quintana. Por suas peculiaridades ou recursos próprios  uma criteriosa seleção e combinação de sons, de ritmo, de melodia – a linguagem ou registro poético é profundamente necessário na formação do leitor. Para Machado (2014) “Poesia e infância se confundem” o que se pode comprovar através do gosto especial pelos ritmos, musicalidade, repetições, aliterações, assonâncias, onomatopeias que há em muitas das brincadeiras infantis.
O foco da pesquisa foi identificar conhecimentos prévios dos integrantes do curso, a respeito do tema. A questão que representou minha curiosidade foi: O que é poesia para as professoras participantes do curso? As respostas foram colhidas em um dos exercícios propostos. Os procedimentos foram: a) seleção de um objeto de curiosidade (conceito de poesia); b) escolha de uma das tarefas em que este tema foi tratado; c) solicitação de autorização para uso do material produzido pelas professoras; d) leitura e seleção de trechos adequados à pesquisa; e) escrita das conclusões. Após a autorização das professoras e tendo substituído seus nomes, dei início à leitura das respostas enviadas para a tarefa número um – Encontro com a poesia. Nela havia a solicitação para que cada professor elaborasse uma autoapresentação e, indicasse quando, como e onde houve seu “encontro com a poesia”.
Resultados: Oito professoras (57,14% do total), em resposta a primeira tarefa, evidenciaram seu “encontro com a poesia”. Percebi que a família – pais, mães, tias, avós, primas – foi a primeira referência de “encontro com a poesia” nas infâncias das professoras, contrariando a afirmação de Camargo (1999) para quem “a mediação familiar ainda é pouco significativa” quando se trata de apresentar o gênero a novos leitores. Todas, e aí sim, Camargo (1999) tem razão, mencionam também a escola, seus livros e professores exemplares, como co-responsáveis por seu gosto e conhecimento de poesia. Concluindo, posso afirmar que a parceria iniciada entre o poeta Luis Camargo e o Grupo de Estudos em Leitura Literária da FaE/UFPel – oportunizou um vínculo de qualidade. Apesar do volume de tarefas e da variedade de demandas, produziu, entre os envolvidos, uma reflexão a respeito do tema e da necessidade de desenvolvê-lo nos primeiros anos escolares.

REFERÊNCIAS
BORDINI, Maria da Glória. Poesia Infantil. São Paulo: Ática, 1986.
CAMARGO, Luis. A Poesia infantil no Brasil. Palestra apresentada no Instituto Latino americano da Universidade de Estocolmo, Suécia, em outubro de 1999.
CAMARGO, Luis e ROSA, Cristina (org.). Brincar com palavras: a poesia na sala de aula. Curso de Formação. Projeto de Extensão Leitura Literária na Escola (DIPLAN/PREC: 5197044). Pelotas: UFPEL, 2016.
MACHADO, Maria Zélia Versiani. Poesia Infantil. Glossário CEALE. Belo Horizonte: UFMG/CEALE, 2014.
MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Fala. Glossário CEALE. Belo Horizonte: UFMG/CEALE, 2014.
QUINTANA, Mário. A luta amorosa com as palavras. São Paulo: Isto É,  14/11/1984.

ROSA, Cristina. O que é poesia. Blog Alfabeto à parte. Disponível em: http://crisalfabetoaparte.blogspot.com.br/2016/07/o-que-e-poesia.html

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário